segunda-feira, 3 de outubro de 2011

XX Semana da Comunicação abre hoje palestras e atividades

A Semana da Comunicação foi aberta hoje com o tradicional Café Cultural que inicia o ciclo da XX edição desse evento, promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pelo Departamento de Comunicação da instituição. Em uma café da manhã descontraído os estudantes e professores aproveitaram para começar a semana com força total.

O dia de palestras foi aberto pelo jornalista e repórter da Agência do Estado, Gustavo Porto. Formado pela PUC-Campinas e tem atuado como corresponde de política e economia da Agência do Estado, a em Ribeirão Preto, interior Paulista. O repórter explorou a sua fala para comentar a agilidade do serviço e o pioneirismo em informação criado junto a AE Broadcast, que conta com notícias que exploram a sua área de atuação.







Gustavo Porto também contou aos presentes na palestra como é feita a cobertura e planejamento dos meios de comunicação em um período eleitoral. Ele exemplificou a sua fala explorando a sua convivência e interação com vários políticos importantes do cenário brasileiro, como Antônio Palocci. O repórter destacou a importância em sempre procurar explorar as noticias da forma mais rápida e precisa. “A gente precisa contar a história com mais realidade e precisão possível”.

A outra fala do dia contou as histórias e experiências em zonas de conflito do repórter fotográfico da Folhas de São Paulo, Joel Silva. Durante a palestra, Silva contou as situações viveu e também suas últimas experiências, como a cobertura dos conflitos na Líbia.

Joel Silva ilustrou toda a sua fala a partir de imagens que fez durante o período em que passou na Líbia e como ele percebia a interação entre os rebeldes, os militares e a própria população. A conversa aconteceu em tom informal onde o repórter conseguiu expressar tudo que ele presenciou e também o seu envolvimento com os outros jornalistas que estavam fazendo a cobertura e também pessoas que conviveram diretamente com ele, como motorista e o fixer contratado.







Ambas as palestras deram um tom motivacional aos estudantes, principalmente quando Joel Silva parabenizou todos pela coragem em assumirem esta profissão. Os dois repórteres conseguiram descrever um panorama detalhado e realista de como acontece a prática profissional diária, quais são as principais dificuldades existentes e também o que fará com que o jornalista se destaque entre os demais.

Ao final das palestras do primeiro dia da Semana de Comunicação, a tradicional Radio Resistência envolveu os estudantes e palestrantes em um clima de descontraA radio movimentou o pátio do campus central da UEPG e contou com a participação e apresentação musical dos alunos Érik Gasparetto, Stiven Almeida, Gabriel Sartini e Daniel Petroski.





Fotos: Thaís Belluzzo, Daian Lana e Thainá Kedzierski

Nenhum comentário:

Postar um comentário