quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Termina o IX Encontro de Pesquisa em Jornalismo

Análises de produtos midiáticos marcam o último dia do evento

As falhas da cobertura jornalística foram temas centrais no último dia do IX Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo, realizado no Pequeno Auditório da UEPG central, na tarde de 04 de outubro. Com artigos sobre pessoas em situação de rua, gêneros, violência e ética, as apresentações buscaram trazer reflexão sobre o processo de produção de notícias, como a falta de humanização, o uso de termos errados por parte dos jornalistas, a relevância das imagens violentas nos jornais impressos e o espaço para cada gênero que os jornais disponibilizam.

A análise de produtos jornalísticos pautou tais discussões, como foi o caso do Diário dos Campos, do Jornal da Manhã, da Tribuna do Paraná, do canal Band News e do programa RS Notícia – cada qual com uma pesquisa diferente, focando os mais diversos assuntos. Encontro, que objetivou intercâmbio de conhecimento sobre os assuntos que se referem às rotinas produtivas, também trouxe convidadas da Universidade Estadual de Santa Catarina (UFSC).

Três projetos do curso de jornalismo foram destacados: o Grupo de Gênero e Mídia, o Cultura Plural e o Portal Comunitário, que comemora três anos de existência. Os próprios alunos participantes dos projetos colocaram seus estudos. Já no caso do Portal Comunitário, as professoras Karina Janz Woitowicz, Cintia Xavier e Maria Lúcia Becker mostraram a relevância do site para o jornalismo comunitário local. Em suma, a troca de informações sobre pesquisas na área de comunicação foi elementar para o conhecimento de professores e alunos do curso de jornalismo da UEPG.

Tuanny Honesko

Nenhum comentário:

Postar um comentário