terça-feira, 4 de outubro de 2011

Conselhos de Um Correspondente de Rua

Mauri König divide sua experiência jornalística na Semana de Comunicação

“O maior patrimônio de um jornalista é seu nome”, disse Mauri König, o palestrante do segundo dia da XX Semana da Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E ninguém melhor para falar sobre isso, já que seu nome é sinônimo de 20 anos de profissão e 21 prêmios em jornalismo.

Na conversa informal na manhã de 04 de outubro, König colocou para os acadêmicos sua experiência profissional na área do jornalismo investigativo, ramo no qual se destaca como presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), correspondente especial da Gazeta do Povo e autor do livro “Narrativas de Um Correspondente de Rua” – resultado de um trabalho minucioso de reportagem sobre o tráfico de pessoas para fins sexuais nas fronteiras brasileiras, utilizando as histórias de vida das vítimas.




Como contribuição para os estudantes de jornalismo, König trouxe a inquietação perante os acontecimentos sociais, dizendo que o profissional não pode ver a violência com naturalidade, mas utilizar de sua profissão para denunciar, na tentativa de mudar essa realidade e documentar a história. “O jornalista e aquele que vai a campo e rompe filtros”, afirmou.



Para o jornalista, uma boa reportagem deve apresentar três componentes: bons personagens, que dão alma e auxiliam na identificação com o leitor; dados estatísticos e estudos acadêmicos, que garantem veracidade e não vitimam os personagens; e boas fontes, pelo fato de o jornalista não ser, como diz König, “onipresente, onisciente e onipotente”.



Finalmente, como conselho para os focas, o jornalista garante que a melhor maneira de ser um grande profissional é escolher uma área de afinidade e realmente buscar excelência. Não se acomodar, mas desafiar constantemente seu potencial profissional.




Rádio resistência


Tuanny Honesko
Fotos: Ana Paula Schreider, Termitope Jane, Cássia Miranda, Edgar Ribas e Nicoly França

Nenhum comentário:

Postar um comentário