terça-feira, 4 de outubro de 2011

Análises da mídia e política e novas propostas de pesquisa de jornalismo no O IX Encontro Paranaense de Pesquisa

O segundo dia do IX Encontro Paranaense de Pesquisa, que aconteceu nesta terça-feira (4) no pequeno Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi marcado pela apresentação de artigos e pesquisas relacionadas ao Grupos de Pesquisa em Mídia, Política e Atores Sociais da UEPG e também a apresentação de análises e novas propostas ligadas a comunicação no Paraná.

O primeiro bloco foi bem explorado pelos alunos integrantes do grupo de pesquisa que vem buscando resultados sobre a interação dos políticos, da mídia e da sociedade durante o período eleitoral. Alguns trabalhos realizaram a análise do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) a partir dos candidatos a diferentes cargos, como deputado federal, senador e presidência da república.

Também foi objeto de pesquisa a cobertura e espaços que estes políticos receberam em diferentes jornais impressos do estado. Os apresentadores indicaram uma série de variáveis utilizadas para reconhecerem como acontece o uso do espaço do horário político e o efeito que ele tem nos eleitores e na própria cobertura midiática

Após a apresentação dos trabalhos, o grupo de estudantes que participava como ouvintes e também os docentes presentes realizaram um debate sobre os métodos utilizado para a pesquisa e também como tencionar as pesquisas com o agendamento político e midiático.

O segundo bloco do encontrou apresentou novas propostas de pesquisa em jornalismo, como a crítica musical jornalística, o uso das novas tecnologias para a caracterização do que é notícia em espaços midiáticos e também a rotina produtiva do jornalismo em diferentes ambientes da região.

O dia foi marcado por uma conversa leve sobre as propostas de relacionas as pesquisas em comunicação, especialmente com a prática do jornalismo. Os docentes chamaram a atenção dos estudantes em aproximar as pesquisas relacionadas ao HGPE para o campo da comunicação e assim poderem explorar novos panoramas sobre o assunto.


Maria Fernanda Lievore

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