quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Discussão sobre regionalidade no terceiro dia da semana de comunicação

O terceiro dia do ciclo de palestras da XX semana da comunicação(05-10) teve inicio as 9:30 da manhã. assunto do evento foi Jornalismo regional e agendamento midiático, o convido para discursar sobre os assuntos foi o Professor Dr. Roberto Reis, da Universidade de Marilía (UNIMAR).

A discussão central do dia foi a importância da regionalidade da mídia. Reis enfatizou que a produção local e a preocupação por parte dos estudiosos da mídia, sobre o que está sendo produzido por esses veículos, deve ser pensada a fundo.
Reis destacou que poucas universidades preocupam-se em estudar o regionalismo, por considerar esse assunto de pouca importância dentro da academia. "alguns setores veem isso (regionalidade) como uma coisa menor e muitos cursos de jornalismo acabam não incluindo essa preocupação no currículo", explica.

Ele ressalta ainda que a maior preocupação é o fator comercial e os anúncios.O aluno do terceiro ano, Kevin furtado, considera importante a discussão do regionalismo e considera isso uma tendência na produção jornalística, " Resta saber se essa estratégia tende a representar o local ou meramente reforçar o modelo hegemônico das cabeças de rede". Reis enfatizou a importância da inclusão da região como um valor notícia.

Larissa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário