quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Democratização da informação

O quarto dia da XX Semana da Comunicação promovida pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pelo Departamento de Comunicação da instituição ficou marcado por um debate sobre a democratização da comunicação.

A primeira fala foi feita pelo jornalista Douglas Moreira, que apresentou um breve documentário explorando os monopólios da comunicação no Brasil, exemplificado pela Família Marinho, Silvio Santos, entre outro. O vídeo contestou sobre essa apropriação das informação que acabam por comprometer o acesso dos cidadãos. Moreira ainda apresentou propostas e dados sobre os oligopólios e ainda alternativas que poderiam ser utilizadas para criar novas vozes sobre os processos de comunicação.

O segundo palestrante do dia foi Mário Messagi Júnior, que apresentou o histórico do movimento da democratização da comunicação do Brasil. o docente explicou o desenvolvimento junto da sua história de vida como militante, que começou nos primeiros anos da universidade e acabou se tornando presente em sua vida profissional e pessoal.

Messagi aproveitou para falar sobre a necessidades da sociedade cobrar por uma maior liberdade das informação, uma vez que estes devem ser garantidos na constituição do país. “São conjuntos de direitos que o estado tem que garantir, como o direito a livre concorrência de mercado”, afirmou.

Após as falar, os estudantes conseguiram estabelecer um diálogo junto aos palestrantes para discutir como essa democratização pode acontecer efetivamente e quais são os possíveis resultados e benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário