quinta-feira, 29 de setembro de 2011

XX Semana da Comunicação debate o Jornalismo e as transformações da Agenda Pública





A programação da XX Semana da Comunicação já está fechada. O evento, que acontece no campus central da UEPG no período de 3 a 7 de outubro, traz para Ponta Grossa especialistas na área do jornalismo que vão debater o tema agenda pública, conceito que norteia as teorias do jornalismo e o exercício da profissão. A proposta é entender como os profissionais de diferentes veículos trabalham o processo produtivo da cobertura de temas como corrupção política, guerra, intolerância, gênero, homoafetividade.

A proposta da semana, promovida pelo Departamento de Comunicação da UEPG, é discutir o processo de seleção desses temas, fontes, apuração, construção do texto, linha editorial e circulação da informação . Pretende-se abordar a discussão sob diferentes perspectivas e verificar como aparecem nos 'grandes' e 'pequenos' meios de comunicação.

A abertura da semana da comunicação está programada para o dia 3, às 8 horas da manhã, com a edição de um Café Cultural envolvendo a comunidade acadêmica.Entre as atividades previstas para a semana estão a realização de palestras, oficinas, concursos, atividades cultura e mostra de documentários.

A programação de palestras está pronta. Depois do Café Cultural, começam efetivamente as apresentações. Na segunda, dia 3, serão duas palestras, uma com o repórter fotográfico da Folha de São Paulo, Joel Silva, sobre Os bastidores de coberturas de guerras e conflitos; e outra com o repórter da Agência Estado, Gustavo Porto. Ele vai tratar do tema Cobertura de eleições. Na terça, dia 4, o assunto é Agendamento midiático e as coberturas investigativas, com Mauri König, diretor da Abraji e reórter da Gazeta do Povo. Na quarta, dia 5, a pauta será Jornalismo regional e agendamento temático, sob responsabilidade do professor Dr Roberto Reis da Unimar.Para quinta, dia 6, está programada a palestra de Douglas Moreira, da Centralde Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência - Ciranda, que vai abordar a questão das Políticas de Comunicação Nacionais. O último dia do evento está reservado para Ana Paula Braga, repórter da Ciranda, que discute o tema Criança na Mídia. Todas as palestras têm início às 9 horas da manha e acontecem no Grande Auditório da UEPG, no Centro de Ponta Grossa.

As incrições podem ser feitas pelo site: eventos.uepg.br/semanadecomunicacao ao custo de R$ 20 reais. O preço das oficinas variam. Algumas são gratuítas.Paralelamente a semana da comunicação acontece o IX Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo. Durante o evento pesquisadores do Paraná e de outras partes do Brasil apresentam trabalhos enquadrados nas modalidades Pesquisa em Comunicação e Projeto Jornalístico. As inscrições são gratuítas para apresentadores e público. O encontro é organizado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com apoio da Agência de Jornalismo



Oficinas da Semana da Comunicação


2ª feira

Mostra de Doc, “Tirando da Gaveta”, 14h

Oficina: Produção de VT , 14h – 10 vagas



3ª feira

Mostra de Doc, “Tirando da Gaveta”, 14h

15 vagas



4ª feira

Mostra de Doc, “Tirando da Gaveta”, 14h

Oficina: Práticas investigativas no jornalismo policial com Manoel Moabis – 15 vagas


5ª feira

Mostra de Doc, “Tirando da Gaveta”, 14h

Estratégias de assessoria em mídia (visita a Heineken) com Nadja Marques – saída do ônibus 14h – 25 vagas

Oficina: Fotojornalismo analógico com Carlos Alberto Souza e Thaís Ferreira – 14h – 10 vagas


6ª feira

Mostra de Doc, “Tirando da Gaveta”, 14h

Oficina: Educomunicação como exercício de cidadania, com Ana Paula Salamon – 14h – 10 vagas



Por: CS – Agência de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário