quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana de Comunicação abre inscrições para concursos

Estudantes de comunicação do Paraná e do país já podem se inscrever nos concursos de crônica, reportagem, blog e fotografia da XX Semana de Estudos em Comunicação, que acontece no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período de 3 a 7 de outubro. O tema deste ano é Jornalismo, Cultura e Cidadania.

Os interessados em participar dos concursos podem se inscrever até as 18 horas do dia 5 de outubro. Cada aluno poderá participar com um trabalho por modalidade. As peças serão avaliadas por um comitê científico formado por professores e especialistas da área. Os vencedores em cada modalidade serão conhecidos no último dia do evento e recebem como prêmio livros e um café colonial no Hotel Planalto, centro de Ponta Grossa. As normas dos concursos estarão disponíveis a partir de amanhã no site: eventos.uepg.br/semanadecomunicacao.

A inciativa tem por objetivo desfiar e estimular os alunos de comunicação à produção jornalística em diversos formatos. De acordo com Karina Janz Woitowicz, chefe do Departamento de Comunicação, os concursos têm por finalidade incentivar a criatividade dos acadêmicos, fazendo-os experimentar novas linguagens e alternativas comunicacionais.

A XX Semana de Estudos em Comunicação, que tem como tema o Jornalismo e as Transformações do Agendamento Público, começa oficialmente no dia 3 de outubro, às 8 horas na manhã, com a realização de um Café Cultural no Grande Auditório da UEPG, campus Central. Para esse mesmo local, de segunda a sexta, a partir das 9 horas, estão agendadas uma série de palestras com especialistas e profissionais da área jornalística. Também estão programadas para a semana oficinas e mostras de documentários.


Palestras


Na segunda, dia 3, serão duas palestras, uma com o repórter fotográfico da Folha de São Paulo, Joel Silva, sobre Os bastidores de coberturas de guerras e conflitos; e outra com o repórter da Agência Estado, Gustavo Porto. Ele vai tratar do tema Cobertura de eleições. Na terça, dia 4, o assunto é Agendamento midiático e as coberturas investigativas, com Mauri König, diretor da Abraji e repórter da Gazeta do Povo. Na quarta, dia 5, a pauta será Jornalismo regional e agendamento temático, sob responsabilidade do professor Roberto Reis da Unimar. Para quinta, dia 6, está programada a palestra de Douglas Moreira, da Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência - Ciranda, que vai abordar a questão das Políticas de Comunicação no Brasil. O último dia do evento está reservado para Ana Paula Braga, repórter da Ciranda, que discute o tema Criança na Mídia.

Em paralelo a XX Semana de Comunicação acontece IX Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo, no período de 3 a 5 de outubro, programado para o pequeno Auditório da UEPG. Neste encontro serão apresentados trabalhos científicos de professores e alunos de diversas escolas de comunicação do Paraná. A meta é conhecer o que os pesquisadores estão produzindo, ampliar a troca de experiência e aprofundar os debates sobre pesquisa, jornalismo, ensino e extensão.

Importante dizer que a Semana da Comunicação tem o apoio do Diário dos Campos, Centro Acadêmico de Jornalismo, Fundação Araucária, Governo do Paraná, Centro de Processamento de Dados, Departamento de Comunicação, Agência de Jornalismo, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Associação Atlética de Jornalismo.


Agência de Jornalismo

CS

Nenhum comentário:

Postar um comentário