sexta-feira, 19 de outubro de 2012

XXI Semana de Estudos em Comunicação começa segunda (22)


O evento também conta com concursos na aérea jornalística. Inscrições até dia 23 de outubro.

Começa nesta segunda-feira, no Grande Auditório do Campus Central, a XXI Semana de Estudos em Comunicação (SeCom), do curso de Jornalismo da UEPG. O assunto do evento será voltado ao rádio, tendo em vista que este meio de comunicação comemora noventa anos e tornou-se um marco na história brasileira. O tema é História do Rádio: 90 anos no Brasil, 72 nos Campos Gerais.

Para a coordenadora da semana, a professora Hebe Gonçalves, a expectativa para o evento é que ele seja um espaço rico em debates e atividades. “A Semana proporciona o contato e troca de experiências com profissionais e pesquisadores da Comunicação e do Jornalismo, possibilitando aos professores e estudantes novas experiências fora da sala de aula”, reforça a professora.

           A SeCom tem programação para toda a semana, de 22 até 26 de outubro, realizadas no Campus Central da UEPG. O evento dispõe também de palestras, oficinas, concursos de reportagem - vídeo, impressa e áudio; fotojornalismo; blog e crítica, atividades culturais, rádio resistência. Paralelamente ao evento, acontece o X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo.  

As inscrições para o os concursos de produção jornalística vai de 15 a 23 de outubro. Os trabalhos inscritos devem ser originais, individuais e produzidos somente por alunos, no entanto aceitam-se produções com orientação de professores. Também não serão aceitos trabalhos desenvolvidos para instituições públicas e ou privadas. Podem participar alunos de jornalismo e comunicação de qualquer instituição de educação superior do país.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Comunicação (Decom). A taxa é paga no banco Itaú. As inscrições para a SeCom podem ser realizadas até o hoje, no valor de R$20,00 para todas as palestras. A partir de segunda (22/09), terão custos de R$25,00 cada palestra. Vale ressaltar que o evento é pago para as pessoas que quiserem certificado ou querem participar de alguma oficina. Para as demais, a participação é livre.


Programação da XXI Semana de Estudos em Comunicação (SeCom):

PALESTRAS

Segunda-feira (22/outubro)
8h – Café Cultural
9h – Palestra de Abertura: Vozes pioneiras que fizeram rádio nos Campos Gerais
Palestrantes: Aldo Mikaelli, Antonio Celso Moreira, Brasil Borba, Iraci Trevisani Rosa, Dina Silva e Ney Costa

Terça-feira (23/outubro)
Novos tempos do Rádio
Palestrantes: radialistas de Ponta Grossa Altair Ramalho, Jocelito Canto, Nilson de Oliveira.

Quarta-feira (24/outubro)
9h – Palestra: Panorama do rádio curitibano na era das redes digitais
Palestrante: Profa. Dra. Claudia Quadros (UTP)

Quinta-feira (25/outubro)
9h – Palestra: Rádio, audiência e memória
Palestrante: Profa. Dra. Graziela Bianchi (UTP)

Sexta-feira (26/outubro)
9h – Palestra: 90 anos do Rádio no Brasil
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Meditsch (UFSC)

ATIVIDADES CULTURAIS, OFICINAS E CONCURSOS:

(segunda a sexta-feira, 22 a 26 de agosto)
12h – Rádio Resistência
14h – Oficinas Laboratoriais:
Correspondente da Semana:  profª Hebe Gonçalves
Radioweb: profª Irvana Chemin Branco
Lente Quente: prof. Rafael Schoenherr
FocaFoto: prof. Carlos Souza
Vídeo Minuto: profª Elaine Javoski e Paula Melani
Assessoria de Imprensa e web: profª Maria Lúcia Becker
História Oral: profa. Ana Paula Mendes
 CONCURSO DE FOTOGRAFIA, REPORTAGEM, BLOG E CRÍTICA:
Inscrições até terça-feira 23/10/2012.
Critério de avaliação dos trabalhos:
Reportagem: Qualidade e profundidade do texto, originalidade, multiplicidade de fontes, criatividade, correção gramatical.
Fotojornalismo: Aspectos jornalísticos e técnicos da imagem, criatividade, composição, enquadramento, originalidade.
Crítica: Qualidade do texto, argumentos e pertinência da análise, originalidade, responsabilidade ética.
Blog: Layout, qualidade das imagens, linguagem apropriada ao meio, recursos gráficos, atualidade e relevância temática.

A XXI Semana de Estudos em Comunicação é uma realização do Departamento de Comunicação. Conta com o apoio da Agência de Jornalismo, Centro Acadêmico Jorão do Rio - Cajor, Programa de Mestrado em Jornalismo e UEPG. Como patrocínio: Heineken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário