quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Inscrições para mestrado em Jornalismo da UEPG estão abertas


O Mestrado em Jornalismo da UEPG está com edital aberto desde agosto e os candidatos podem se inscrever até 5 novembro. O programa está estruturado em duas linhas de pesquisa, uma em Processo de Produção Jornalística (LP1) e outra em Processos Jornalísticos e Práticas Sociais (LP2). Ao todo, o programa reúne onze professores, entre permanentes e colaboradores. Este é o primeiro Mestrado em Jornalismo do Estado do Paraná, e o segundo autorizado para funcionar do país.
A LP1 agrega os projetos de investigação voltados a aspectos e situações dos processos de produção jornalística (seleção de pauta, apuração, fontes, lógicas, rotinas, estratégias, veículos, público alvos e demais dispositivos de articulação editorial). Todas essas atividades são próprias e específicas das organizações profissionais da área do Jornalismo, de caráter empresarial ou de grupos emergentes.


A outra linha (LP2) contempla os estudos que se voltam para as interfaces dos processos (comunicacionais) jornalísticos com outras práticas sociais da contemporaneidade. Agrega-se o nível de mediações ou impactos na gestão de políticas públicas, agenda de debates e práticas de cidadania, como questões que marcam as disputas eleitorais e as expressões culturais que dialogam e interagem com o Jornalismo e em diversas dimensões, projetam outras intervenções na vida social.
A inscrição pode ser realizada no site https://sistemas.uepg.br/stricto/inscricao até o dia 5 de novembro. O candidato deve ser graduado (em qualquer área de atuação), ter ao menos um artigo científico publicado (dentro dos últimos três anos, com a devida comprovação da publicação) e atender as orientações de entrega de documentos.
Dentre eles, é exigido, além do título de graduação, ficha de inscrição devidamente preenchida, foto 3x4 recente, fotocópia autenticada da certidão de nascimento (ou casamento), CPF e documento de identidade, título de eleitor, quitação com o serviço militar (candidatos do sexo masculino), diploma de graduação e histórico escolar (ou certidão de Instituição de Ensino Superior de concluinte do curso de graduação) e curriculum Lattes.
Além dos documentos, deve ser realizado o pagamento da taxa de inscrição (R$100,00), mediante o boleto bancário. Já em relação ao anteprojeto de pesquisa, ele deverá ser elaborado conforme modelo disponível no próprio edital. Deve ter no máximo dez páginas. Também deve contar com clara identificação de um problema de pesquisa; apresentação dos objetivos do trabalho; balanço teórico pertinente/atualizado; e cronograma de atividades.
As aulas iniciam em fevereiro de 2013. Serão selecionados dez estudantes de acordo com a análise do anteprojeto de pesquisa, prova e entrevista. Outras informações podem ser encontradas no site do Mestrado em Jornalismo UEPG (http://www.pitangui.uepg.br/propesp/ppgjor/) ou acessando o edital de seleção (http://www.pitangui.uepg.br/propesp/ppgjor/editais.php).

Nenhum comentário:

Postar um comentário