quarta-feira, 23 de junho de 2010

Seminário de Inverno discute Jornalismo em suas diferentes formas




A segunda noite do 13º Seminário de Inverno de Estudos da Comunicação contou com apresentações de trabalhos e temas que apesar de seguirem uma linha parecida de raciocínio, foram bastante variados, e de interesses múltiplos. As apresentações iniciais de Felipe Harmata e Talita Bridum seguiram no campo das metodologias e dos novos métodos para se pensar no jornalismo perante a internet, sendo que a atual formação em webjornalismo ainda se mostra bastante fraca dentro das escolas de comunicação. Entre as pesquisas estão à análise do acesso a redes sociais e sites de busca.



O tema seguinte apresentado por Emerson da Silva abordou o “Planejamento em Jornalismo”, através de uma metodologia que buscou analisar como se comportam diferentes redações de jornais impressos, qual a relação entre cada editoria, e se o trabalho feito por elas é interativo ou não. Outro objeto em questão na noite da ultima terça-feira (22/06) partiu da análise da “Liberdade de Expressão no Radiojornalismo”, proposta por Marcos Mariano, sua abordagem girou em torno das questões políticas bastante fortes que apesar de serem ocultadas atualmente, ainda geram fortes conflitos de interesses em veículos midiáticos, e uma dúvida sobre quando a liberdade de imprensa se contrapõe contra os interesses empresariais.



Os dois grupos seguintes avaliaram o modo como a mídia trata assuntos de interesse publico muitas vezes estereotipados e marginalizados. Como é o caso das duas análises, a primeira sendo a pesquisa de Ana Paula Neto e Dayane Bueno sobre como a mídia retrata as dificuldades enfrentadas pelos professores, e após esta a reflexão proposta por Daiane Rosa e Grazieli Teixeira em relação às representações jornalísticas sobre as mães e filhos que moram na Penitenciária Feminina de Piraquara. Estes dois trabalhos foram coordenados também por Harmata que chamou a atenção por utilizar o conceito de “grupos focais” como forma de melhor focar os entrevistados dentro da pesquisa.



As apresentações finais ponderaram sobre análises do Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE), analisadas sobre dois pontos de vista. A estudante Juliana Spinardi falou sobre representações populares no HGPE proporcional de 2008 em Ponta Grossa, e Ana Massambani em relação à representatividade de deputados federais e estaduais no HGPE paranaense de 2006.

Texto e Fotos: Adrian Dalponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário