Responsável pelo Núcleo Rede Paranaense de Comunicação (RPC) de Agronegócios, Giovani apresentou uma análise sobre a segmentação e especialização do mercado jornalístico do Paraná com ênfase nos agronegócios.
Em uma fala de aproximadamente uma hora, o jornalista apontou como objetivo do Núcleo potencializar (entenda-se ampliar e qualificar) a cobertura jornalística do setor de agronegócios. As mídias em geral estariam correndo atrás do prejuízo de terem pecado com relação a essa cobertura, já que o agronegócio sempre foi um agregado dos cadernos de economia.
O agronegócio constitui 1/3 das riquezas do país e o estado do Paraná é considerado o maior produtor de grãos, fato que auxilia no desenvolvimento econômico de outros segmentos.
Giovani comentou sobre a defasagem de profissionais especializados na área e demonstrou sua experiência quando apresentou a Expedição Safra da RPC. A expedição é um levantamento técnico-jornalístico sobre o acompanhamento da produção de grãos no Brasil, contrapondo com Argentina, Paraguai e EUA, com o intuito de atender a demanda de informação dessa cadeia produtiva.
Com a participação dos ouvintes fazendo perguntas, ele desdobrou sua fala sobre a necessidade de uma cobertura diferenciada, da relação oferta e demanda e sobre o auxílio da internet na divulgação das informações.
Juliana Nassif
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