quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diálogos Sobre Mídia Regional discute jornalismo e agronegócios em sua quarta etapa




Como parte de um projeto de extensão do curso de Jornalismo da UEPG o Diálogo Sobre Mídia Regional apresentou seu quarto painel na noite de ontem, quarta-feira (16/06) no pequeno auditório da Universidade com a presença de Giovani Ferreira.

Responsável pelo Núcleo Rede Paranaense de Comunicação (RPC) de Agronegócios, Giovani apresentou uma análise sobre a segmentação e especialização do mercado jornalístico do Paraná com ênfase nos agronegócios.



Em uma fala de aproximadamente uma hora, o jornalista apontou como objetivo do Núcleo potencializar (entenda-se ampliar e qualificar) a cobertura jornalística do setor de agronegócios. As mídias em geral estariam correndo atrás do prejuízo de terem pecado com relação a essa cobertura, já que o agronegócio sempre foi um agregado dos cadernos de economia.

O agronegócio constitui 1/3 das riquezas do país e o estado do Paraná é considerado o maior produtor de grãos, fato que auxilia no desenvolvimento econômico de outros segmentos.



Giovani comentou sobre a defasagem de profissionais especializados na área e demonstrou sua experiência quando apresentou a Expedição Safra da RPC. A expedição é um levantamento técnico-jornalístico sobre o acompanhamento da produção de grãos no Brasil, contrapondo com Argentina, Paraguai e EUA, com o intuito de atender a demanda de informação dessa cadeia produtiva.



Com a participação dos ouvintes fazendo perguntas, ele desdobrou sua fala sobre a necessidade de uma cobertura diferenciada, da relação oferta e demanda e sobre o auxílio da internet na divulgação das informações.

“Achei interessante a fala do Giovani, principalmente, no sentido de pensar e valorizar o agronegócio como uma segmentação, especialização do jornalismo a partir de uma crescente necessidade de atender às demandas por informações da área. Ainda mais no Paraná, que é um estado referência na produção agrícola brasileira e tem sua economia relacionada ao desempenho dessa produção” conclui André Luis Salustiano, aluno do 4º ano de Jornalismo da Universidade.

Juliana Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário