quarta-feira, 16 de junho de 2010

Segmentação de mercado jornalístico no Paraná é o tema do Projeto 'Diálogos sobre Mídia Regional'



Discutir a segmentação do mercado regional de mídia no estado do Paraná, a partir da apresentação de uma experiência bem sucedida de jornalística na área agrícola. Esta é a proposta do quarto painel do Projeto 'Diálogos sobre Mídia Regional', realizado neste ano, que acontece nesta 4ª-feira, 16/06, 19 horas, no Pequeno Auditório do Campus Central da UEPG, em Ponta Grossa.

O painelista convidada é o jornalista Giovani Ferreira, responsável pelo Núcleo RPC de Agronegónico, uma plataforma multieditorial criada com o objetivo de fomentar e qualificar a cobertura agro dentro do grupo, em seus diversos veículos. Ferreira é jornalista profissional, graduado pela UEPG, e já atuou em diversos veículos de comunicação do Estado, além de contar com experiências de criação e desenvolvimento de projetos editoriais e de assessoria em mídia. "Vamos discutir alguns aspectos que dizem respeito aos desafios e problemas do mercado regional de mídia. Mas sob a ótica de um ambiente onde as restrições e dificuldades devem ser encaradas como oportunidades", antecipa o palestrante convidado.


O Projeto 'Diálogos sobre Mídia Regional' foi criado pelos estudantes do 3º ano do Curso de Jornalismo da UEPG, dentro da disciplina de Realidade Regional em Comunicação, em parceria com a Agência de Jornalismo e Departamento de Comunicação, com apoio do Centro Acadêmico de Jornalismo (CaJoR). A iniciativa pauta temas que envolvem a produção de serviços, ações e estratégias de mídia em nível regional, a partir dos principais pólos urbanos do Estado do Paraná. Logo após a fala inicial do convidado da noite ao painel (estimada em 40 minutos), dois estudantes do 3º ano de Jornalismo fazem a mediação do debate, apresentando questões ao palestrante.

A proposta do 'Diálogos sobre Mídia Regional' prevê a realização mensal de um encontro, na forma de painel, com palestrante convidado que atua em projeto, atividade empresarial, serviço e outras ações de mídia com foco regional, seja nos Campos Gerais ou demais regiões do Estado do Paraná. A intenção é provocar, aos estudantes, docentes e profissionais da área, o conhecimento de experiências editoriais que discutem a regionalização da comunicação e, a partir daí, vislumbrar possibilidades de pensar outras ações capazes de atender demandas regionais e segmentadas de informação jornalística", explica o professor Sérgio Gadini, um dos coordenadores do evento.

A participação no painel é aberta à comunidade, sem qualquer custo de inscrição. Interessados em contar com declaração (ou atestado) de participação precisam fazer inscrição no local e data do painel. É o quarto encontro do Projeto, que acontece em 2010. Nos três painéis anteriores, participaram como palestrantes os jornalistas Alexandre Palmar (em 28/04), Mônica Carvalho (em 31/03/10) e Sandro Carrilho no encontro do último dia 19 de maio. A próxima atividade do Projeto 'Diálogos sobre Mídia Regional' está marcada para dia 30 de agosto, no Pequeno Auditório da UEPG, Campus Centro, em Ponta Grossa/PR.

Outras Informações: Agência de Jornalismo UEPG
Fone: (42) 3220 3361
E-mail: agenciadejornalismo@uepg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário