quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alto número de participantes marca terceiro dia do Seminário de Inverno



O primeiro palestrante foi Claiton Cziezwski, da UFPR, com o tema: “O Discurso da diversidade sexual – Da telenovela para a sala de aula”. Abordando a visão das telenovelas sobre temas polêmicos. Em seguida veio Carlos Souza, professor da UEPG, com o tema “Temas jornalísticos na perspectiva da investigação interdisciplinar: telejornal e morte”, debatendo como a imprensa trata a morte nos telejornais.

“Um pastor, masturbação e midiatização” foi a terceira palestra, apresentada por Victor Folquening da UniBrasil. Nesse projeto foi demonstrado a influência de religiosos no uso das mídias. Também da UniBrasil, Rodrigo Santos e Maura Martins apresentaram: “A paralisação dos controladores de vôo: como o aspecto de proximidade foi explorado pela Gazeta do Povo nas notícias durante o apagão aéreo”, usando os critérios de notíciabilidade para demonstrar características do jornal.

Paula Melani, professora da UEPG, palestrou sobre: “O materialismo histórico como método de análise no estudo da história da imprensa do interior do estado de São Paulo” no qual busca fazer uma avaliação histórica do jornalismo no noroeste paulista. “O livroreportagem como gênero jornalístico” foi a proposta apresentada por Robson Custódio e Maura Martins, da UniBrasil. Demonstrando as características do livroreportagem.

Janaina Parro e Sérgio Gadini apresentaram “Análise e comparação das estratégias eleitorais dos candidatos a prefeito de Ponta Grossa em 2008 no HGPE” demonstrando as características de cada um dos candidatos em seu espaço de relacionamento com o público. A ultima palestra da noite foi apresentada por Samara Machado, Marina de Martini, Letícia Cabral e Cíntia Xavier, apresentando uma analise sobre a abordagem dos dois jornais diários de Ponta Grossa sobre as eleições locais. Após as palestras houve o momento de debate, com perguntas dos espectadores

Fotos e Texto: Jean Marcel

Nenhum comentário:

Postar um comentário