terça-feira, 22 de junho de 2010

Começa o XIII Seminário de Inverno



O XIII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação teve sua abertura na noite de segunda-feira, 21, no Pequeno Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Com o tema “Desafios Metodológicos na Pesquisa em Jornalismo”, o evento, que segue até a sexta-feira, 25, trouxe cinco artigos no seu primeiro dia.



A professora do Departamento de Comunicação da UEPG, Karina Janz Woitowcz, apresentou seu artigo “Interdisciplinidade na análise da comunicação alternativa: Recursos e estratégias metodológicas para observação da produção midiática de organizações feministas”, onde conceitua a posição da mídia alternativa em questões como o feminismo, direitos reprodutivos, movimentos sociais e identidades.



O coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP), de Curitiba, Carlos de Castro, e a professora da UP, Patrícia Pallu, mostraram a pesquisa que fizeram com alunos da instituição curitibana que demonstra a preferência por produto midiático no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Cíntia Xavier, também professora do Departamento de Comunicação da UEPG, apresentou sua pesquisa na área de vídeos-documentários produzidos por alunos de diversas universidades brasileiras. Marcus Lima, da UESB, expôs a pesquisa que fez no jornal “A Tarde”, onde analisou a presença da temática responsabilidade social. Para finalizar, a aluna de Jornalismo da UEPG, Amanda Miléo, divulgou uma parte de seu TCC, que mostra a visibilidade do Mercosul nas páginas da Gazeta do Povo. Um debate entre os presentes e os seminaristas fechou a noite.



Para a terça-feira, 22, o evento realizado pela Agência de Jornalismo e Departamento de Jornalismo da UEPG (Decom) apresentará oito artigos de professores e alunos da UP, UniBrasil e UEPG. O Seminário tem apoio da Fundação Araucária e conta como atividade extracurricular para os estudantes.



Texto e foto: Eduardo Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário