quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Professor de Jornalismo da UEPG lança livro sobre manuais de redação

O professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Marcelo Engel Bronosky, faz o lançamento do livro Manuais de redação e jornalistas: estratégias de apropriação, nesta sexta-feira (13/09), às 9h, no Grande Auditório, campus central. O lançamento ocorrerá durante a I Jornada Beltraniana de Ciências da Comunicação, evento de nível nacional sediado pelo Departamento de Comunicação, durante as atividades comemorativas dos 25 anos de criação do Curso de Jornalismo da UEPG.

O livro é o resultado da tese de doutorado defendida pelo professor junto a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 2008, e editado através da parceria entre Fundação Araucária e UEPG.

Trata-se do primeiro livro publicado por Bronosky. Segundo o autor, a obra não procura entender os Manuais de redação a partir da sua estrutura básica, mas sim o que os jornalistas fazem com ela quando estão elaborando matérias jornalísticas. “Estou mais preocupado em revelar que tipo de usos e apropriações os jornalistas realizam frente aos manuais de redação”, afirma Marcelo Bronosky.

O autor considera os manuais de redação como um dos principais instrumentos de ajuda aos jornalistas durante processo de elaboração de conteúdos jornalísticos. “Embora muitos jornalistas não aceitem ou mesmo muitos jornais não adotem oficialmente, há um consenso nas redações que os manuais de redação são ferramentas fundamentais para o exercício da atividade”, analisa. Isto significa que existe um nível de influência muito forte dos manuais no modo como as notícias chegam ao conjunto dos leitores.

Neste esforço, Bronosky observou os jornalistas e os usos dos manuais de redação nos principais jornais brasileiros, entre eles a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo, além de redações de jornais regionais como o matutino gaúcho Zero Hora e o diário de Novo Hamburgo entre outros.

O livro pode ser adquirido na livraria da UEPG ou pelo site www.uepg.br/editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário