sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Homenagem ao professor José Marques de Melo marca comemorações dos 25 anos do curso de Jornalismo da UEPG





O Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ao registrar 25 anos de sua fundação (agosto de 1985 - agosto de 2010), decidiu prestar uma homenagem ao professor doutor José Marques de Melo, um dos mais importantes pesquisadores da Comunicação Social e do Jornalismo brasileiro. A cerimônia acontece no dia 12 de agosto, às 19 horas, por ocasião da participação do professor como palestrante da I Jornada Beltraniana de Ciências da Comunicação (12 a 14 de agosto).

A homenagem se justifica pela atuação do professor Marques de Melo ao longo dos últimos 45 anos, em que construiu uma carreira nacional e internacionalmente reconhecida, tendo produzido dezenas de livros, orientado milhares de trabalhos científicos, seja na forma de monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, além de incentivar a formação de grupos, entidades, movimentos e encontros científicos nas mais diversas regiões do Brasil e também em inúmeros países dos diversos continentes.

Segundo Sérgio Luiz Gadini, um dos organizadores das atividades comemorativas dos 25 anos do curso de Jornalismo da UEPG, os professores sempre tiveram Marques Melo entre suas referências e como importante interlocutor nas produções acadêmicas, em meio aos esforços para organizar o campo jornalístico.

O professor lembra que, em 2004, José Marques de Melo foi palestrante da Semana de Estudos em Comunicação da UEPG. No mesmo ano, a Agência de Jornalismo da UEPG, em parceria com a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação, passa a coordenar a edição da Revista Internacional de Folkcomunicação, por sugestão do professor. Em agosto de 2007, Marques de Melo esteve novamente na UEPG, por ocasião da abertura da X Conferência Brasileira de Folkcomunicação.

“Quando observamos a trajetória do curso, vemos que o professor José Marques de Melo esteve sempre muito presente, seja pela sua participação ou pela sua influência entre professores e alunos”, observa Gadini.

O Curso de Jornalismo da UEPG está organizando uma série de atividades em comemoração aos 25 anos do curso, como o lançamento de selo exclusivo produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a realização da XIX Semana de Comunicação (9 a 12 de agosto) e a I Jornada Beltraniana de Ciências da Comunicação (12 a 14 de agosto), evento promovido pela Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário