segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Abertura da XIX Semana da Comunicação é marcada por relato de ex-alunos

Teve início hoje pela manhã (dia 9), no Grande Auditório da UEPG, a XIX Semana da Comunicação, promovida pelo Curso de Jornalismo e Departamento de Comunicação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Três profissionais da mídia, ex-alunos do curso, fizeram a abertura do evento, com a palestra Experiências em mídia impressa e Online.

Os três convidados falaram sobre o fazer jornalístico, questões profissionais e éticas e relataram suas experências na mídia. A primeira a falar foi Paula Nadal, repórter da editora Abril, de São Paulo. A ex-acadêmica iniciou suas atividades na empresa após ser classificada no Programa de Treinamento do Grupo Abril, concorrendo com mais de 4 mil estudantes. Atualmente, escreve para a revista Nova Escola e Bravo!.

Logo após foi a vez de Aniela Almeida, reporter da Gazeta do Povo. Ela centrou atenção na luta dos jornalistas por melhores condições de trabalho e nas campanhas desenvolvidas pelo Sindicado dos Jornalistas do Paraná e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em defesa do Diploma. Contou que sua ação política teve início no Centro Acadêmico do Jornalismo da UEPG e que até hoje tem se envolvido com as causas jornalísticas.

Na sequência, Anderson Gonçalves, repórter do Diário dos Campos, fez uma retrospectiva da imprensa em Ponta Grossa. Neste retrato, enfatizou que a atividade jornalística no Município tem evoluido, apesar da insistência de alguns donos de jornais em querer privilegiar um jornalismo personalista e atrelado a grupos de poder.

As palestras foram antecedidas por um café comunitário de confraternização entre alunos do curso, professores e funcionários.

A Semana da Comunicação vai até dia 12 (quinta-feira). Amanhã acontece a palestra Experiências em Jornalismo Eletrônico. A atividade terá início às 9 horas, devendo se estender até às 12, seguida da Rádio Resistência e a oficina de documentário, na parte da tarde.

Na palestra da manhã participam os ex-alunos José Nascimento e Juliane Guzzoni, da empresa RPC TV; Eduardo Ribeiro, âncora do Record News de São Paulo, e Luis Carlos Dzulinski, coordenador da Rádio Comunitária Nova Russia.


Carlos Alberto de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário