quinta-feira, 20 de maio de 2010

'Diálogos Sobre Mídia Regional' discute os rumos do jornalismo nos Campos Gerais





Na última quarta-feira (09/05), a terceira etapa do Diálogos Sobre Mídia Regional contou com a presença do jornalista Sandro Carrilho, diretor e editor do jornal Página Um do município de Castro. O periódico que possui distribuição diária e gratuita em oito cidades dos Campos Gerais surgiu como projeto dentro do curso de Jornalismo da UEPG e se mantém há mais de 20 anos.


O palestrante apresentou uma análise crítica-comparativa sobre o número de jornalistas presentes em diversas cidades da região. Os dados chegam a um resultado preocupante, o qual expõe que o contingente de profissionais formados em jornalismo atuando em prefeituras, câmaras, impressos e rádio é cada vez menor. “Existe um vasto campo profissional a ser explorado no ramo jornalístico da região, porém devido ao alto piso salarial, as empresas não conseguem manter os profissionais”, enfatiza. Segundo Sandro uma proposta bastante pertinente seria a diferenciação de pisos salariais entre a capital e as cidades do interior.



Outra questão que foi abordada e que para o jornalista também ameaça os jornais menores é a internet. Apesar de ser um veículo de grande divulgação a grande rede de computadores dificulta a publicação dos Atos Oficiais nos impressos, principal fonte de renda dos pequenos jornais.

Por fim, o diálogo se transformou em um divertido debate contando com o relato de alguns fatos curiosos pelos quais o painelista passou.



Para o estudante de jornalismo Eduardo Godoy, a palestar serviu para uma melhor compreensão do que é produzido nos veículos de comunicação dos Campos Gerais. “As palestras sobre mídia regional são bastante construtivas, pois nos aproximamos da realidade presente nos veículos midiáticos da região”, ressalta Godoy.

Por: Adrian Delponte
Fotos: Juliana Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário