quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Assessoria de comunicação, importante mercado para os jornalistas


O que mais se pratica em uma assessoria de comunicação é jornalismo. O mercado é promissor e a atividade requer múltiplas habilidades do profissional. Em síntese estas foram os comentários que as jornalistas Nadja Marques, Ana Cristina Suzina e Aline Jimenez utilizaram para marcar presença na XIX Semana de Comunicação do Curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As palavras soaram em tom de conselho aos alunos da UEPG, presentes ao evento.

Elas, ex-alunas do curso, comandaram pela manhã a palestra “Demandas e desafios para o profissional de assessoria de comunicação” e na conversa com os estudantes da UEPG aproveitaram para desfazer alguns mitos a respeito do trabalho em Assessoria de Comunicação. Nadja Marques, Assessora de Comunicação da Heineken Brasil – Ponta Grossa, a primeira a falar, observou que atualmente 64% do mercado de trabalho dos jornalista é em Assessoria de Comunicação e que para atuar na área é necessário, principalmente: flexibilidade, criatividade, visão administrativa, empresarial e domínio de conhecimento em vários campos. Nadja considera a atividade apaixonante e explica que ao entrar no Jornalismo da UEPG tinha estabelecido como meta profissional atuar nesse ramo.

Ana Cristina Suzina, consultora de comunicação do terceiro setor-São Paulo, começou a palestra falando do orgulho em retornar ao curso de Jornalismo e rever seus professores. Depois explicou o trabalho no terceiro setor, estabelecendo uma distinção entre a Assessoria de Comunicação empresarial e para ONGs. Segundo ela, esse tipo de assessoria tem entre outras tarefas, resolver problemas emergentes como, por exemplo, questões relacionadas à saúde, meio ambiente e fome. “Trabalha-se para que o problema deixe de existir”, afirma a jornalista. Ana acrescenta que entrou para o Jornalismo para retratar questões sociais. Ela defende que a atividade em assessoria é Jornalismo: “precisamos apurar e elaborar notícias, produzir sites, jornais murais e informações para emissoras de rádio e TV”.

A última palestra ficou por conta de Aline Jimenez , que faz assessoria para a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, atuando junto a 17 municípios da região. Ela trabalha com o campo político e disse que é necessário ter noções globais de comunicação para atuar em assessoria. “É preciso entender a informação como um bem público” e que esta atividade requer postura ética. Por fim, explicou que o jornalista que trabalha neste setor deve ser encarado como um agente de transformação social e para isso é preciso muita responsabilidade.

É importante dizer que a Semana de Comunicação (09 a 12 de agosto) é organizada pela Agência de Jornalismo, Departamento de Comunicação e Centro Acadêmico João do Rio. O evento conta com o apoio da Fundação Araucária, Heineken Brasil e do Jornal Diário dos Campos. Amanhã, no último dia do evento, está programada a palestra Pesquisa e Ensino em Jornalismo, das 9 às 12 horas, a Rádio Resistência e Oficina de Crítica Musical. E, ainda, acontece a abertura da I Jornada Beltraniana de Comunicação: Filosofia e Jornalismo, atividade também alusiva aos 25 Anos do Curso de Jornalismo da UEPG.


Carlos Alberto de Souza


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