O evento também conta com
concursos na aérea jornalística. Inscrições até dia 23 de outubro.
Começa nesta segunda-feira, no Grande Auditório do Campus Central,
a XXI Semana de Estudos em Comunicação (SeCom), do curso de Jornalismo da UEPG.
O assunto do evento será voltado ao rádio, tendo em vista que este meio de
comunicação comemora noventa anos e tornou-se um marco na história brasileira.
O tema é História do Rádio: 90 anos no
Brasil, 72 nos Campos Gerais.
Para a coordenadora da semana, a professora Hebe Gonçalves, a
expectativa para o evento é que ele seja um espaço rico em debates e atividades. “A Semana proporciona o contato e troca de
experiências com profissionais e pesquisadores da Comunicação e do Jornalismo,
possibilitando aos professores e estudantes novas experiências
fora da sala de aula”, reforça a professora.
A SeCom tem programação para toda a semana, de 22 até 26 de
outubro, realizadas no Campus Central da UEPG. O evento dispõe também de
palestras, oficinas, concursos de
reportagem - vídeo, impressa e áudio; fotojornalismo; blog e crítica, atividades
culturais, rádio resistência. Paralelamente ao evento, acontece o X Encontro
Paranaense de Pesquisa em Jornalismo.
As inscrições
para o os concursos de produção jornalística vai de 15 a 23 de outubro. Os
trabalhos inscritos devem ser originais, individuais e produzidos somente por
alunos, no entanto aceitam-se produções com orientação de professores. Também
não serão aceitos trabalhos desenvolvidos para instituições públicas e ou
privadas. Podem participar alunos de jornalismo e comunicação de qualquer
instituição de educação superior do país.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do
Departamento de Comunicação (Decom). A taxa é paga no banco Itaú. As inscrições
para a SeCom podem ser realizadas até o hoje, no valor de R$20,00 para todas as
palestras. A partir de segunda (22/09), terão custos de R$25,00 cada palestra.
Vale ressaltar que o evento é pago para as pessoas que quiserem certificado ou
querem participar de alguma oficina. Para as demais, a participação é livre.
Programação
da XXI Semana de Estudos em Comunicação (SeCom):
PALESTRAS
Segunda-feira (22/outubro)
8h – Café Cultural
9h – Palestra de Abertura: Vozes pioneiras que fizeram rádio nos Campos Gerais
Palestrantes: Aldo Mikaelli, Antonio Celso Moreira, Brasil Borba, Iraci
Trevisani Rosa, Dina Silva e Ney Costa
Terça-feira (23/outubro)
Novos tempos do Rádio
Palestrantes: radialistas de Ponta Grossa Altair Ramalho, Jocelito Canto,
Nilson de Oliveira.
Quarta-feira (24/outubro)
9h – Palestra: Panorama do rádio curitibano na
era das redes digitais
Palestrante: Profa. Dra. Claudia Quadros (UTP)
Quinta-feira (25/outubro)
9h – Palestra: Rádio, audiência e memória
Palestrante: Profa. Dra. Graziela Bianchi (UTP)
Sexta-feira (26/outubro)
9h – Palestra: 90 anos do Rádio no Brasil
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Meditsch (UFSC)
ATIVIDADES CULTURAIS, OFICINAS
E CONCURSOS:
(segunda a sexta-feira, 22 a 26
de agosto)
12h – Rádio Resistência
14h – Oficinas Laboratoriais:
Correspondente da Semana: profª Hebe Gonçalves
Radioweb: profª Irvana Chemin Branco
Lente Quente: prof. Rafael Schoenherr
FocaFoto: prof. Carlos Souza
Vídeo Minuto: profª Elaine Javoski e Paula Melani
Assessoria de Imprensa e web: profª Maria Lúcia Becker
História Oral: profa. Ana Paula Mendes
CONCURSO DE FOTOGRAFIA, REPORTAGEM, BLOG E CRÍTICA:
Inscrições até terça-feira 23/10/2012.
Critério de avaliação dos
trabalhos:
Reportagem:
Qualidade
e profundidade do texto, originalidade, multiplicidade de fontes, criatividade,
correção gramatical.
Fotojornalismo: Aspectos jornalísticos e técnicos da imagem,
criatividade, composição, enquadramento, originalidade.
Crítica: Qualidade
do texto, argumentos e pertinência da análise, originalidade, responsabilidade
ética.
Blog: Layout,
qualidade das imagens, linguagem apropriada ao meio, recursos gráficos,
atualidade e relevância temática.
A XXI Semana de Estudos em Comunicação é uma realização do Departamento de Comunicação.
Conta com o apoio da Agência de
Jornalismo, Centro Acadêmico Jorão do Rio - Cajor, Programa de Mestrado em
Jornalismo e UEPG. Como patrocínio: Heineken.
Nenhum comentário:
Postar um comentário