quarta-feira, 7 de março de 2012

I Colóquio Mulher e Sociedade: Lutas Históricas e Desafios Atuais

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma greve a favor de melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência. As operárias foram trancadas na fábrica, e incendiadas. Cerca de 130 tecelãs morreram. Quase 120 anos depois, em 1975, a ONU decreta o Dia internacional da Mulher.

Este dia não é apenas marcado como data comemorativa. Na maioria dos países, há conferências, debates e reuniões, onde discutem o papel da mulher na sociedade, com o esforço de tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

Com o foco em discutir o papel da mulher na sociedade atual, o Grupo de Gênero e Mídia do Curso de Jornalismo da UEPG, promove o I Colóquio Mulher e Sociedade, Lutas Históricas e Desafios Atuais.

Segundo uma das coordenadoras do evento, a professora do departamento de Jornalismo Paula Rocha, o I Colóquio visa propiciar trocas de conhecimento entre os participantes, além de “promover o debate de temas que estão relacionados à mulher e ao gênero”, acredita a professora.

Para Paula Rocha, não há um público específico do evento, pois “o tema Mulher e Sociedade não estão restritos ao debate acadêmico. Tanto que um dos propósitos do evento é justamente ser interdisciplinar”, diz Rocha.

Confira a programação no site: http://generoemidiauepg.blogspot.com/

Serviço:

Data: 8 de março, Dia internacional da Mulher.
Horário: Das oito e meia até meio dia. Das dezenove às vinte e duas horas.
Local: Grande Auditório UEPG.
A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário