sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudante de Jornalismo recebe prêmio de iniciação científica


O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa marcou presença no 5º Congresso Nacional de Extensão Universitária, com 18 trabalhos apresentados, e no 14º Encontro de Atividades Cientificas da Unopar, com a conquista de um prêmio de pesquisa. Os eventos paralelos aconteceram entre os dias 26 e 28 de outubro, em Londrina/PR.

O estudante de Jornalismo Kevin Kossar Furtado, do 3º ano do curso de Jornalismo, recebeu o 2º lugar no Prêmio de Iniciação Científica, na área de Ciências Humanas e Educação, com o trabalho “Sabores populares na mídia: uma análise folkcomunicacional da gastronomia no jornalismo impresso paranaense”. O artigo premiado é resultado de um projeto de iniciação científica que contou com bolsa da Fundação Araucária, do Programa de Ações Afirmativas (BIC), realizado sob a orientação da professora Karina Janz Woitowicz.

Foram inscritos, no total, 1.816 trabalhos de 116 instituições de ensino superior
do país. Destes, 272 concorreram ao prêmio. Para Kevin Kossar Furtado, o prêmio é
um incentivo à produção acadêmica: “Avalio que a pesquisa oportuniza um diferencial
no processo de formação dos estudantes. É o espaço para refletir sobre a prática jornalística”, observa.

Kevin Kossar Furtado integra o Centro Folkcom de Pesquisas, grupo de pesquisa mantido no curso de Jornalismo da UEPG em que participam cerca de dez professores
e estudantes. Neste ano, o grupo já recebeu outras duas premiações nacionais promovidas pela Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação, em evento realizado em Juiz de Fora/MG.

Karina Janz Woitowicz, professora do curso de Jornalismo, destaca que o prêmio conquistado por Kevin é uma forma de reconhecimento pelas pesquisas realizadas no curso. “O curso de Jornalismo mantém, além de um volume significativo de produções, um bom nível de pesquisas. Exemplo disso são as premiações recebidas nos últimos tempos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário